O que é SEO e que diferença isso faz no meu site pra ser um sucesso?

SEO (Search Engine Optimization) é uma estratégia em que você desenvolve ações e usa diversos métodos para que seu site tenha uma boa posição nos resultados dos sites de busca trabalhando palavras-chave selecionadas no conteúdo do site de forma que este fique melhor posicionado nos resultados orgânicos.

Sites de busca, também chamados de motores de busca, mecanismos de busca, mecanismos de pesquisa ou simplesmente buscadores, são hoje a principal fonte de procura de informações por todo o tipo de usuários da internet. Quem nunca pesquisou nada no Google, Bing, Ask, Baidu, …? Pode até ser que você não conheça alguns desses, mas é óbvio que já usou uma pesquisa. E digamos que a maior parte da população mundial pesquisa algo na internet.

A sua importância comercial torna-se evidente. Aparecer ou não aparecer no Google (ou qualquer outro mecanisco) pode ser a diferença entre o sucesso ou fracasso de sua empresa. Isso é válido não apenas para empresas de e-commerce, que vendem produtos diretamente em suas lojas virtuais, mas para qualquer negócio onde os potenciais clientes utilizam-se da internet para buscar os seus fornecedores ou prestadores de serviços, ou seja, todo tipo.

Sejamos sucintos, o que define se seu site estará ou não entre os primeiros resultados de uma busca é a sua relevância para a palavra-chave buscada. Se alguém procura “roda de carro” é claro que o mecanismo de busca vai priorizar sites cujo conteúdo tenha extrema relevância para esse assunto.

Portanto, o SEO trabalha, antes de tudo, a relevância de seu site, seja para o usuário que o visita (otimização interna), seja para a comunidade digital (os sites que fazem referência ao seu) em torno dele (otimização externa).

Onde um usuário clica num buscador?

A imagem abaixo é um heatmap, ou mapa de calor, que mostra a quantidade de cliques que são feitos dentro da página de resultados do Google. Podemos perceber que a maior parte dos cliques vai para os resultados superiores, não pagos, que também são chamados de orgânicos.

Anúncios pagos, seja o Google Adwords ou Bing Ads, são mostrados na linha superior de visão do usuário, obviamente, pois uma empresa está pagando para que determinado resultado apareça ali. Esses são os resultados pagos. Entretanto, dependendo da concorrência, o valor a ser investido para estar bem posicionado é bem alto.

SEO como Canal de Conversões

Quando avalia-se o tráfego orgânico como um meio de acesso de usuários qualificados, pode-se notar que a taxa de conversões é realmente superior aos outros canais, como Links Patrocinados ou ainda Mídias Sociais. Isso se deve ao fato de que o usuário realmente tem interesse naquele resultado da busca, e não apenas porque ele está vendo um anúncio ou porque alguém recomendou. Em suma, bons resultados orgânicos geram maior tráfego e por consequência mais clientes.

Portanto, invista nisso. Não sabe como fazer? Entre em contato conosco, prestamos consultoria pra lhe ajudar a melhorar o posicionamento da sua marca e alavancar vendas.

Como Funciona o SEO?

Entre técnicas e métodos dividimos o SEO em duas frentes distintas: os fatores On-Page e os fatores Off-Page (ou link building). On-Page caracteriza-se por técnicas que alteram ou melhoram aspectos internos do site. Já os Off-page caracterizam-se pelos aspectos externos, como links.

Entre os principais fatores On-Page, podemos listar:

  • Títulos das páginas (regra de ouro);
  • Meta tags, especialmente a Meta Description;
  • Heading tags, os famosos H1, H2, …;
  • Atributo alt em imagens, realmente fazem diferença;
  • Domínio .com.br;
  • URL da página;
  • Conteúdo (não menos importante, muito pelo contrário).

Com relação aos fatores Off-Page (link building), podemos listar:

  • Número de links externos;
  • Qualidade dos links externos;
  • Texto âncora dos links externos;

Com relação aos fatores Off-page basta que você tenha uma boa influência digital que outras pessoas, marcas e empresas irão falar de você, o que lhe favorece muito.

Mais vantagens do SEO?

A essência do trabalho de SEO é angariar novos visitantes e, com mais visitas, aumentam as suas chances de conversão (lead ou compra). Logo, com um bom trabalho de SEO, você pode aumentar as suas vendas, número de visualizações de página, número de leads, assinantes de feeds, ou seja qual for a sua métrica de conversão.

Atenção, ter métricas e acompanhá-las faz muita diferença, pra não dizer, faz toda a diferença.

É importante frisar que SEO é um trabalho de médio a longo prazo e visa principalmente aumentar a quantidade de visitantes através de entendimento do seu website e autoridade percebida pelos mecanismos de busca. Uma vez feito o trabalho, quando o site aparecer bem nas pesquisas, será por credibilidade.

Mas é um trabalho contínuo, não basta fazer uma vez e pronto, tudo pode (e deve) melhorar.

Deseja otimizar o seu site? Fale com a gente, estamos à disposição pra lhe ajudar a melhorar os seus resultados.

Veja mais

Deixe uma resposta