Quero criar um site grátis, como faço?

Somente no Brasil, o número de usuários já ultrapassa os 75 milhões, o que representa 37,8% da população, incluindo todas as classes sociais e econômicas.

site-gratis-freeUma das principais formas de uma empresa ficar disponível para todo esse enorme público é tendo o próprio site na internet. Nele, serão apresentados a empresa e os produtos/serviços. É um meio eficaz para atingir o público-alvo, em que o seu negócio poderá ser conhecido e acessado por qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo.

Se a sua empresa ou o seu produto não estiver presente na internet, há uma boa chance de o seu cliente (ou o potencial cliente) comprar de seu concorrente.

Mas então como fazer um site?

Há três passos fundamentais:

1) registrar um domínio (nome para o endereço, por ex. seusite.com ou seusite.net).

2) serviço de hospedagem (um servidor onde você vai colocar as páginas do seu site).

3) construir o site.

Fazer um Site ou fazer um Blog?

O Blog tem a vantagem de ser mais fácil e rápido de o colocar no ar. É só ir em blogspot.com ou wordpress.com, registar-se gratuitamente, escolher um template, escrever o texto, uma foto/imagem, e pronto! O Blog ficou pronto em pouco tempo! Caso queira recursos diferenciados no blog ou um template exclusivo aí então vai precisar de um programador/designer.

O Site já não é tão rápido de colocar online. Normalmente tem que se comprar um domínio, uma hospedagem e desenvolver os recursos e páginas. Não é nada complicado demais, mas é necessário saber o que se está fazendo. Até existem domínios e hospedagens gratuitas, como wix, webnode entre outros, mas iremos detalhar em um novo post.

Qual a melhor opção?

Um Blog é melhor se você tem um tema sobre o qual vai falar frequentemente. Quando as pessoas gostam do blog se inscrevem nele para ler continuamente, e, ao fazê-lo, estão à espera que o blog seja atualizado com bastante regularidade. O conteúdo mais recente é colocado no topo da página com a indicação da data em que foi publicado. Se o blog não for atualizado com frequência o mais certo é o blog começar a perder leitores.

Com os sites não existe esta pressão de ter que fazer uma atualização constante. Podemos fazer sites com temas e conteúdos que não se desatualizam facilmente, e permanecem úteis passado muito tempo.

Mas atenção, tanto Blogs como Sites requerem trabalho, especialmente se se pretende atingir níveis de tráfego que permitam ganhar dinheiro online. Se você precisar de ajuda para entender e aplicar a melhor estratégia pode contar conosco.

 

Optar por um serviço gratuito para fazer site?

Digamos que quem não quer levar o assunto muito a sério pode optar por criar um site gratuito. Mais do que isso, não existe almoço grátis. Esses provedores precisam ganhar dinheiro, portanto, apresentam anúncios de publicidade e banners em todas as páginas. Além do que ganham de publicidade por si só de valorização da marca.

Além disso, não é raro o site ficar ocasionalmente indisponível nesses servidores gratuitos. Ou então o serviço pura e simplesmente termina sem que você tenha sido sequer avisado, acabando por perder todo o tempo e trabalho que você tanto empenhou para fazer aquele site.

Pagar alguém pra desenvolver meu site?

Faz sentido investir em um site desde que esse seja importante nas suas estratégias, seja de divulgação, de relacionamento com outras pessoas/empresas, de presença online. Saiba que o custo normalmente é relativamente baixo e se for bem planejado pode ser o diferencial que você precisa para seu sucesso.

Converse conosco, faça um orçamento de acordo com a sua necessidade

Veja mais

Deixe uma resposta