O que tenho que saber para criar um site?

criar siteVocê não precisa ser expert em desenvolvimento de sites, afinal, nós estamos aqui pra isso, ser os especialistas que você precisa no seu novo projeto. Entretanto digo que é (mais do que) necessária a sua participação efetiva e construtiva do começo ao fim num desenvolvimento, uma vez que é você quem sabe o que pretende de determinado site/blog e suas vontades e necessidades devem ser atendidas por uma solução tecnológica desse tipo.

Antes, vamos deixar no ar algumas perguntas e em seguida vamos respondendo:

  • Quanto custa um site? Esta é a pergunta mais comum feita pelo cliente, que deseja saber o preço de site profissional (profissional sim, mesmo que simples, mas com qualidade provenientes da experiência de especialistas). Uma pergunta tão básica para uma resposta tão difícil de responder. Afinal, quanto custa? Depende do que terá esse site, quais funcionalidades, terá interação com algum sistema externo, etc.?

Se você chegou aqui com vontade de responder essa pergunta acima é por que você deseja criar um site para você, como um blog, ou criar um site institucional ou ainda uma loja virtual. Saiba que você está no lugar certo!

  • Qual o tipo de site que se adéqua melhor à sua necessidade de empresa ou negócios?
  • Qual a melhor forma de criar sites profissionais? Usando framework que já existe no mercado (Joomla, WordPress, Blogger, …) ou desenvolver do zero?
  • Quanto estou disposto a investir? E se não considero investimento, mas sim custo, porque então criar um site?
  • Qual é a necessidade que você pretende atender com um site?

Vamos adiante…

É um desafio para todos nós (você, eu) chegar a um valor padrão, por isso conversamos

Difícil responder quanto custa um site em função de duas variáveis importantíssimas: a primeira é saber como é o site que o cliente deseja. A segunda é escolher a forma como este site será criado.

Infelizmente não existe uma resposta simples ou objetiva para essas perguntas. Saber o valor de um site profissional, mesmo que simples, implica em responder várias questões para obter um valor aproximado do custo de um site. Por exemplo:

  • Quanto você tem disponível para investir na criação de um site?
  • Como você pretende gerenciar o seu site? Você mesmo ou tem algum profissional disponível para essa função?
  • Você já tem todo o conteúdo do site criado? Sua empresa já tem identidade visual criada?
  • Você tem algum conhecimento técnico em hospedagem, FTP ou design para fazer a manutenção básica do seu site?

Tecniquês demais? De forma objetiva vamos esclarecer como é feito o cálculo do preço de um site e chegar num valor ideal.

O custo homem-hora gira em torno de R$ 50,00 para o desenvolvimento e/ou design, a complexidade do que precisa ser feito é levada em consideração para elevar ou abaixar esse valor. Além disso, há muitas soluções que são adquiridas (seja template, framework, imagens) de terceiros e normalmente são valoradas à parte do desenvolvimento. O tempo é inversamente proporcional ao valor, quanto menos tempo pra desenvolver maior será o valor. Da tríade TEMPO, QUALIDADE, RECURSOS é aconselhável (inclusive é quase impossível pensar diferente) escolher apenas duas.

Mas me diga, porque você precisa de um site?

Saber para que você deseja um site é a primeira pergunta que deve ser feita para descobrir que tipo de site você precisa.

O seu negócio realmente precisa de um site profissional? Alguns tipos de negócios não precisam de site, por exemplo, um salão de cabeleireiro, uma adega local ou uma loja de 1,99. Talvez para esses negócios fosse melhor fazer anúncios em um guia online.

Agora se você precisa ser encontrado por seu cliente em várias cidades, precisa gerar credibilidade, mostrar ou vender seus produtos e serviços, apresentar sua marca, então a criação de site é o melhor caminho para o seu negócio crescer!

Estudo realizado com 6.400 empresas brasileiras pela Cetic.br, aponta que quase metade das pequenas empresas ainda não tem um site, infelizmente são empresas que reduzem sua participação no mercado, por ainda não conhecerem o grande potencial da internet para os seus negócios!

Se você já sabe que tipo de site você precisa, que ótimo! Se ainda não sabe, fique tranquilo, a grande maioria que nos procura também não sabe! É por isso que você está aqui…

Site institucional, blog, ecommerce, hotsite ou portal?

Identificar seu tipo de site ajudará a descobrir o quanto custa, pois quanto mais complexo, mais caro será o preço do site! Mas a razão de existir do site ou blog também influencia na escolha, afinal: é pra vender um produto? Use um ecommerce; Apresentar sua marca para o mundo e ser encontrado online? Portanto deve ser um site institucional ou ainda se deseja compartilhar conteúdo (notícias, vídeos, fotos, …) então pode ser um blog; vai oferecer capacitação online? Criamos utilize uma plataforma de e-leaning. Há muitas outras formas de estar online, identifique suas necessidades e caminhe em direção à sua realização.

Precisa de ajuda, conte conosco!

O tipo de site determina se haverá necessidade de mão de obra específica ou não. No desenvolvimento de um site simples ou uma loja virtual a mão de obra necessária envolvida é um programador e um webdesigner.

Mais detalhadamente:

Site institucional ou empresarial

Site institucional ou empresarial é um site para falar da sua empresa, objetivos e metas. Você informa em detalhes seus produtos e serviços com a possibilidade do visitante lhe fazer perguntas para tirar dúvidas. Ideal para atingir vários mercados e cidades sem a necessidade de ter um escritório físico.

Site gerenciável

É um site onde o próprio cliente insere conteúdo, imagens, vídeos, cria e edita suas páginas. O cliente administra o próprio site através de um CMS (sistema gerenciador de conteúdo ou na sua sigla em inglês, Content Management System).ranking csm

 

 

O WordPress é o CMS mais usado, com mais de 76 milhões de sites em todo o mundo, pois é o mais fácil de manusear tanto para quem desenvolve, quanto para o cliente final que irá criar páginas e conteúdos. Os sites em WordPress além de usar o HTML com CSS usam também a linguagem PHP.
Geralmente esse tipo de site tem as mesmas características de um blog, na verdade, um site WordPress nada mais é do que um blog personalizado com características de um site.

Um site em WordPress é a forma mais usual para um site institucional que usa blog, pois há a possibilidade de criar infinitas páginas e conteúdos sem a necessidade de ter um programador ou webdesigner.

Blog

Um blog é um site exclusivamente de conteúdo. É um site que tem como principal característica gerir uma grande quantidade de conteúdo, neste caso os posts (matérias). Depende necessariamente de um CMS.

Site onepage ou hotsite

Site One Page são sites que exibem todo o conteúdo em uma única página de forma bem objetiva. Tem como vantagem de serem rápidos, navegação simples, design arrojado e sem distrações. São usados em campanhas publicitárias específicas, onde o conteúdo é todo voltado para a apresentação de um único produto/serviço.

Portais

Sites imensos que agregam uma quantidade e variedade grande de informações e notícias de diversos segmentos.

portais

Este tipo de site usa muito o banco de dados o que torna pesado, necessitando de um bom serviço de hospedagem. Para administrá-lo é necessário uma equipe específica formada por programadores, webdesigners e principalmente jornalistas.

Loja virtual ou ecommerce

O valor do site de loja virtual é bem mais alto por envolver uma mão de obra mais qualificada. A melhor plataforma usada na criação de um site de uma loja virtual é o Magento, que hoje é a mais popular. A ideia de uma plataforma desse porte é suportar centenas de milhares de usuários com segurança aprimorada para que se façam transações financeiras online através de SSL.

Existe uma alternativa mais barata, que pode ser usada para pequenas lojas, que é o uso de plugins de ecommerce para o WordPress, funciona bem, mas é uma solução adaptada, que oferece menos recursos que o Magento.

Profissionalizando o desenvolvimento do site

 

Embora o valor a ser investido normalmente é mais alto do que fazer através de um freelancer ou “sobrinho” o uso de uma empresa (agênia) é ainda a maneira mais concreta de se ter um resultado conforme esperado de qualidade e atendendo de fato às necessidades.

No fim das contas, é mais barato fazer bem uma única vez profissional do que fazer um barato “meia boca” que invariavelmente sai mais caro com o passar do tempo.

Uma agência digital é o lugar ideal se você deseja criar um site totalmente personalizado para sua empresa, embora os custos para a criação de um site sejam mais elevados a princípio.

O que você deve esperar de uma agência digital na criação do seu site:

  • Consultoria que te orientará sobre o tipo de site mais adequado para sua empresa;
  • Criação do design, programação, implementação e testes;
  • Orientações básicas sobre marketing digital para ajudar na divulgação do seu site;
  • Cumprimento de prazos;
  • Bom suporte após a criação do site, isto é, manutenção do site;
  • Entrega de um site que atenda todos os seus requisitos estabelecidos em contrato;
  • Suporte na escolha do provedor de hospedagem e instalação do site neste servidor.

Não por coincidência, somos uma agência digital ou empresa ou como queira chamar

Etapas para a criação de sites

Uma empresa bem estabelecida, que segue uma metodologia eficiente de criação de sites seguirá as etapas abaixo, levando em consideração um site profissional simples.

  1. Planejamento: levantamento de informações e estabelecimento de metas e objetivos para o site;
  2. UX (user experience) que são: mapa do site, wireframes, arquitetura de informação, organograma e esqueleto do site;
  3. Design Visual: criação do logo + criação do design com cores e elementos visuais do site;
  4. Programação: codificação do design e instalação de plugins e formulários;
  5. Criação e Inserção de Conteúdo: informações e matérias inseridas no site;
  6. Teste e lançamento: testes e lançamento do site (instalação no servidor de hospedagem de site);
  7. Treinamento / documentação de clientes: treinamento para administração e manutenção do site.

Custos recorrentes para manutenção do site

Uma dúvida muito comum é, depois do site criado quanto custa para mantê-lo funcionando?

Registro de domínio: taxa anual para manter o registro do endereço do site em seu nome, geralmente em torno de R$40,00 anuais;

Hospedagem de site: valor mensal para hospedar seu site em algum provedor de hospedagem. Valor por volta de R$30,00 mensais;

Licença de plugins: se você tem algum plugin Premium em seu site, provavelmente deverá pagar uma taxa anual para o plugin ficar atualizado e evitar conflitos com outros plugins e com o tema do WordPress. Valor em torno de $50 dólares anuais;

Manutenção e atualização do site: valor pago para manutenção e atualização de site em WordPress e demais plugins gratuitos a fim de evitar conflitos e vulnerabilidade de todo o site. Daí depende da negociação do projeto de criação do site, deve ficar em torno de R$ 50,00 mensais.

Sua participação

Mais do que fundamental, como já dissemos, você estará inserido no projeto do começo ao fim, mas quais são suas tarefas? Claro que não ficará sozinho, nós estamos aqui pra lhe auxiliar criando um contrato que:

  • Define de forma clara um cronograma com as etapas do processo de desenvolvimento e criação de site;
  • Define prazos para cada etapa;
  • Define a forma de pagamento, se possível conforme cada etapa e multas por algum atraso;
  • Detalha o site: quantidade de páginas, criação de conteúdo, tratamento de imagens, cores, formulários, etc;
  • Define critérios para rescisão de contrato e multas;
  • Define responsabilidades do contratante e do contratado.

Conclusão: qual a melhor opção para a sua necessidade?

A melhor opção para você depende do quanto você está determinado a investir em um site (tempo, dinheiro, esforço). Tudo é conversado

Espero ter ajudado. Dúvidas e sugestões nos escrevam, será um prazer em reponde-los!

Veja mais

Deixe uma resposta