O que é um site responsivo?

site-ResponsivoSite ou layout responsivo, ou flexível, se encaixa automaticamente ao dispositivo do usuário (PC, celular, tablet, etc). Ele muda a sua aparência e disposição com base no tamanho da tela em que o site é exibido. Então, se o usuário tem uma tela pequena, os elementos se reorganizam para lhe mostrar as coisas principais em primeiro lugar.

Em smartphones a navegação e a experiência do usuário (UX – user experience) fica difícil e limitada tendo que usar recursos de zoom in e zoom out para ler a página na integra. Outros detalhes como botões e menus ficam desformatados pois não foram feitos para esse dispositivo ou resolução. Um site responsivo evita que isso aconteça.

E é mais do que somente um atrativo visual, trata-se de negócio, envolve dinheiro.

Criados para se adaptarem a plataformas mobile, esses sites se tornaram uma importante ferramenta para o e-commerce. (Sebrae)

Produzido pelo conceituado instituto de pesquisa Millward Brown e publicado no primeiro trimestre de 2014 o estudo AdReaction* investigou essa questão e identificou uma série de tendências. A mais bombástica delas indica que os smartphones estão desbancando as TVs.

Segundo a pesquisa, os brasileiros passam em média 149 minutos/dia conectados na tela do celular ante 113 minutos/dia assistindo à TV. É muito? Espere para ver outros países. Os americanos ficam 151 minutos/dia vidrados em seus dispositivos mobiles frente a 147 minutos/dia gastos com a TV. Já os chineses não perdem tempo no sofá: 170 minutos/dia para os celulares contra apenas 89 minutos/dia para a televisão.

Um site responsivo custa mais caro?

Depende. No geral esta tecnologia está presente na maioria das empresas de desenvolvimento e não é cobrado valores a mais para o seu uso na criação dos websites.

Eu preciso atualizar meu site para responsivo?

Sem dúvidas. O Google está lançando uma campanha chamada #MobileMadness onde a compatibilidade de um site com dispositivos móveis se tornará um fator de classificação nos resultados de buscas do Google. Hoje é fundamental que o seu site seja responsivo pela experiência de navegação que deve passar para o usuário e também para ficar adequado aos buscadores e aumentar a relevância.

Precisa atualizar o seu site para que seja responsivo? Entre em contato conosco.

Qual a Diferença entre Site Responsivo e Site Mobile?

O site Mobile é um site que como o nome diz é um site próprio para dispositivos móveis sejam eles smartphones ou tablets, então são sites que se adaptam a todos os dispositivos móveis independente do tamanho de tela, mas são sites que não são visualizados em computadores desktop ou notebooks.

Ou seja o site mobile reconhece o tipo de dispositivo que o usuário está utilizando, e direciona para o site que  se adaptara em de uma melhor forma.
Se precisamos trabalhar em um site que já está pronto, o site mobile talvez seja a melhor opção, pois com o site mobile você tem maior liberdade para desenvolver devido ao fato que é ele é praticamente um novo site independente, e com isso você consegue montar um código mais limpo e chamar os scripts e arquivos que são necessários somente para o site mobile.

Agora se desenvolvermos o site do zero, o site responsivo pode ser a melhor solução, pois conseguimos fazer um estudo e uma analise de como os elementos vão se comportar para cada tamanho de tela.

Precisa criar um website? Converse com a gente e faremos um de acordo com suas necessidades.

Veja mais

Deixe uma resposta