O que é Segurança da Informação?

Segurança da Informação são medidas voltadas para a proteção de um conjunto de informações, com o objetivo de preservar seu valor para a empresa.

Ela está ligada a diversas áreas, tais como: segurança física, infraestrutura tecnológica, aplicações e conscientização organizacional, com o objetivo de desenvolver soluções para minimizar o nível de exposição da empresa, garantindo segurança para o seu principal patrimônio: a informação.

Alguns atributos permeiam e orientam as medidas de Segurança da Informação na proteção das informações de valor para uma empresa. São os principais:

Confidencialidade: diz respeito ao fato de determinada informação estar acessível apenas a quem tem autorização prévia, de acordo com sua função e atribuições no setor.

Integridade: é a propriedade que garante que a informação manipulada mantenha todas as características originais estabelecidas pelo proprietário da informação, incluindo controle de mudanças e garantia do seu ciclo de vida (nascimento, manutenção e destruição).

Disponibilidade: Consiste na garantia de que as informações estejam acessíveis às pessoas e aos processos autorizados, a qualquer momento requerido.

Veja mais

Deixe uma resposta