Melhores formas de vender produtos e serviços pelo Facebook

vender-pelo-facebookExistem várias formas, vamos destacar basicamente duas, para vender no Facebook: a primeira é através do conteúdo, postando fotos, descrição do produto e artigos que acompanhem um link direcionando um call-to-action (a chamada para ação) gerando tráfego para o seu site de vendas e a conversão. A outra maneira é usar um dos aplicativos existentes no mercado que tem a função de transformar a Fan Page em uma loja online mesmo, através da configuração de uma das abas para que as vendas sejam concretizadas na própria plataforma.

Uma estratégia não exclui a outra. Pelo contrário, elas devem ser complementares.

Preste atenção nessas dicas:

  1. Conheça seu cliente – quem você quer atingir para que torne-se seu cliente? Conheça o comportamento dele, não apenas dados estatísticos de onde mora, classe social e nível de escolaridade. Essas informações são importantes, mas conhecer qual blog ele acessa, qual é o fator mais relevante pra ele que irá converter em venda, são muito mais valiosas e possibilita criar ações segmentadas. Faça questionários no Facebook, mande e-mails pedindo mais informações, interaja.
  2. Mensure os resultados – use qualquer sistema/aplicativo de mensuração, até mesmo o próprio Facebook oferece ótimas estatísticas. Assim, é possível medir qual postagem tem melhor retorno de venda, qual produto vendeu melhor e etc.
  3. Promoções de frete grátis – quem não quer algo de graça, neh? Faça disso um chamariz para que o interessado conheça mais sua loja, seus produtos e efetive uma compra. Mesmo que você não ganhe muito nesse momento, se o cliente sair satisfeito ele irá voltar e, melhor, poderá indicar para outros.
  4.  Facebook Ads – promova sua página, crie anúncios no Facebook para que as pessoas a curtam. Dentro do próprio painel de anúncios segmente as campanhas de acordo com o público alvo.
  5. Atualização da página – atualizações frequentes com conteúdo relevante para os fãs da página. Crie uma linguagem personalizada com seu público, pra que se sintam a vontade e seguros para curtir, compartilhar e comprar pela página.
  6. Utilize todas as ferramentas possíveis – mas sempre se preocupe em não invadir o espaço do cliente, ou seja, nunca criar uma enxurrada de material desnecessário, a ponto de perder curtidores, ou saturar a imagem perante os clientes.
  7. Instagram – uma excelente ferramenta de apresentação de fotos, afinal, uma imagem vale mais do que mil palavras. Use isso a seu favor e o melhor, é grátis. Crie hasghtags que tem a ver com o seus produtos e que chamem atenção para o seu perfil, como #instafashion #fashion #moda e etc.
  8. Pesquisa e relacionamento – pesquise seus concorrentes, o que estão fazendo que dá certo e veja se pode adequar ao seu produto também. Não é porque seu concorrente abaixou o preço pela metade que você também fará o mesmo, mas fique atento. Avalie a estratégia dele e veja se vale a pena implementar em seu negócio. também, crie bom relacionamento com seus atuais clientes, procure fidelizá-los, ofereça vantagens para quem compra sempre, dê suporte para quem tem dificuldade e fique sempre atento ao que esta acontecendo no mercado. Seja objetivo e rápido para solucionar os problemas que surgirem.
  9. Invista seu tempo – a maior dificuldade é não deixar que isso engula a sua vida, já que carregamos o SAC dentro da bolsa, para onde quer que estejamos indo, ou seja, doutrine o seu cliente que a loja está ali 24/7, mas que por trás dela existem pessoas. A partir do momento que o cliente descobre essa facilidade de comprar dentro de seu Facebook, receber tudo caprichado, dentro do prazo, ele fideliza.
  10. Faça, erre, mude e faça de novo – são poucos aqueles que conseguem de primeira, portanto erre mesmo, com consciência de que deve melhorar e, quando acertar, aproveite!

Ainda tem dúvidas ou já está certo do que fazer e precisa de uma ajuda? Conte conosco para auxiliar seus negócios!

Veja mais

Deixe uma resposta