Golpe por e-mail

Atualmente, toda vez que a gente abre a caixa de e-mail tem alguma coisa lá pra ser jogada fora. O e-mail virou alvo principal da disseminação de propagandas, correntes e também dos fraudadores.
O objetivo desses criminosos é no mínimo capturar o máximo de e-mails para depois enviar Spams, ou capturar seus dados cadastrais, sua senha do banco e outras informações pessoais.

E a criatividade dos fraudadores não tem limites. Confiram abaixo, as estratégias usadas e como eles agem:

1- SERASA, SPC e Receita Federal – Atenção, essas empresas não mandam e-mail para ninguém. Jamais digite o seu CPF para atender a uma dessas mensagens. No período da declaração e restituição do imposto de renda milhares de pessoas se prejudicaram no Brasil por causa disto.

2 – Menina sequestrada – Um e-mail sobre o sequestro de uma menina linda circula na Internet há pelo menos 8 anos. Porém, nunca apareceu nenhum parente dessa menina pra autenticar isto, em lugar nenhum do Brasil. Já foi comprovado que o anúncio é mentiroso, mas todo mundo fica morrendo de pena da criança e sai retransmitindo o e-mail. Tente ligar para o telefone de contato que enviam…

3 – Redes sociais diversas serão pagas – Mentira! Não existe nada nesse sentido e você não precisa fazer nada, digitar coisa alguma e muito menos sair espalhando isto para as pessoas. Delete os e-mails que chegam falando sobre isso.

4 – Grandes empresas estão dando dinheiro para quem enviar e-mails – Isso também é mentira. Nenhuma empresa dá dinheiro a quem reenvia e-mail.

5 –  Faz muito tempo que não lhe vejo, aí estão as minhas fotos – Jogue no lixo também, pois esse tipo de e-mail contém vírus perigosos, e não aceite e-mail de ninguém pedindo para abrir fotos.

6 – Grandes empresas ou operadoras estão dando aparelhos, notebooks, tablets, etc – Não tem sentido, é conversa fiada também. Bote na sua cabeça: empresa nenhuma dá prêmio a ninguém, muito menos paga alguma coisa a quem quer que seja, por retransmissões de e-mails. Não acredite nisso a não ser que seja campanha em site próprio.

7 – Confirmação de compra em sites em geral – Reflita se você efetuou alguma compra no site da empresa remetente do e-mail. Caso não tenha comprado, delete o e-mail.

8 –  E-mails de correntes – Você recebe um e-mail contendo uma oração e no final uma observação de que se você não encaminhar este e-mail para x pessoas, você terá azar. Os golpistas apelam para a superstição e crença religiosas das pessoas, para atingirem seu objetivo que é fazer com que esse tipo de e-mail circule nas redes de forma exponencial. Você encaminha para sua rede de amigos, cada um deles encaminha para a sua rede, e por aí vai.

9 – Intimação da Polícia Federal / Receita Federal está cancelando seu CPF / Você recebeu um telegrama dos Correios  – Empresas dessa natureza não enviam notificações por e-mail.

Fonte: http://mais.uol.com.br/

Veja mais