Descubra quais são os 11 tipos de arte

A arte é toda forma de expressão e manifestação do ser. Está ligada principalmente a sensibilidade e a imaginação colocada em prática de alguma forma.

A arte é uma das melhores maneiras do ser humano expressar seus sentimentos e emoções. Ela pode estar representada de diversas maneiras, através da pintura plástica, escultura, cinema, teatro, dança, música, arquitetura, dentre outros.

A arte sempre existiu, desde os homens das cavernas que pintavam figuras do seu cotidiano nas rochas, prática essa que conhecemos como arte rupestre. Depois disso, várias formas de expressão foram surgindo ao longo da história da humanidade, evoluindo intelectual e tecnologicamente.

A arte está presente em nossas vidas todos os dias, em suas diversas formas e manifestações. A palavra arte vem do latim e significa basicamente técnica e/ou habilidade. O termo pode ser entendido como uma atividade humana ligada à sensibilidade, à criatividade e à imaginação.

A pintura, a música, a poesia e o cinema são formas de arte. Os tipos de arte foram classificados em 1923, pelo crítico de cinema Ricciotto Canudo, no chamado Manisfesto das Sete Artes. O objetivo do crítico era estabelecer uma ordem estética e comunicativa para as principais artes existentes.

Nessa classificação dos tipos de arte temos listadas a arquitetura, a escultura, a pintura, a escrita, a música, a dança e o cinema. Todas essas artes expressam emoções e ideias.

1ª Arte – Música (som);

2ª Arte – Dança/Coreografia (movimento);

3ª Arte – Pintura (cor);

4ª Arte – Escultura (volume);

5ª Arte – Teatro (representação);

6ª Arte – Literatura (palavra);

7ª Arte – Cinema.

Após um tempo surgiram/foram classificadas as demais, totalizando as 11 que conhecemos hoje:

8ª Arte – Fotografia (imagem);

9ª Arte – História em quadrinhos;

10ª Arte – Jogos de Computador e de Vídeo;

11ª Arte – Arte digital.

Deixe uma resposta