Como minha empresa pode ter presença online e isso ser um diferencial competitivo?

Ter Presença Online é muito mais do que aparecer no Google com um site ou ter uma página empresarial no Facebook. Isso é o mínimo pra quem deseja que os negócios tenham interação no mundo virtual a fim de aumentar a competitividade, a abrangência e potencializar as vendas.

Se você quer que seu negócio tenha de fato presença online então fique atento à essas dicas que vamos dar.

1. Tenha um site (um .com.br)

Como disse, isso é o mínimo, afinal, se você deseja ser encontrado na internet então tem que ter um local para onde as pessoas (possíveis clientes) irão, e esse local é o seu site, seja ele um ecommerce, site institucional, blog ou qualquer outro formato, mas ele tem que existir, e mais do que isso tem que ser achado pelos buscadores como o Google, Bing, Yahoo!, Ask, Baidu, Qwant. Aqui (http://draccosolutions.com/blog/seo) tratamos um pouco sobre SEO (Search Engine Optimization, ou em bom português, otimização para mecanismos de busca).

É relativamente simples ter um site, basta comprar um domínio .com.br (ou .com, ou qualquer outro que seja), e desenvolver o site, seja por conta própria ou contratando um desenvolvedor. Tem dúvidas quanto a isso? Entre em contato conosco que vamos te ajudar.

2. Esteja no Google Maps

Tendo uma integração com o Google Meu Negócio é simples e prático sua empresa aparecer no Google Maps e faz toda diferença quando um cliente está em seu smartphone na rua e procura um produto ou serviço como o que você oferece (ou o seu concorrente se você não aparece online).

Claro que isso faz mais sentido quando você tem um local físico (e não apenas virtual) de contato com os clientes. Mas nada impede de você ter sua marca apenas online e mesmo assim aparecer no Google.

Quando seus clientes procuram por sua empresa, seu número de telefone é mostrado? O endereço e website corretos aparecem? Controle gratuitamente a como você as informações de sua empresa aparecem na Pesquisa do Google e no Google Maps. (Google Meu Negócio)

3. Tenha presença nas mídias sociais

Esse é um passo para ter bom relacionamento com o cliente e conquistar sua confiança.

O Facebook tem cerca de 2 bilhões de usuários ativos, isso mesmo, dois bilhões (2.000.000.000) de pessoas. Estatísticas mais antigas (2016) falam de 100 milhões de usuários no Brasil. É muita gente (possível cliente) pra ver seus produtos e serviços e comprar de você.

Facebook é só um exemplo de rede social que tem o poder de promover sua marca, mas existem outros meios como Twitter, Instagram (ótimo para apresentar fotos dos seus produtos e ter seguidores), Google Plus (pouco difundida, mas que tem seu nicho), Tumblr, LinkedIn (bem corporativo), Snapchat, Whatsapp (comunicação bem direta entre cliente-empresa), Youtube (se você trabalha com vídeos).

Mas atenção, não adianta ter Site, Facebook, Instagram, Blog, Twitter, Loja virtual e o que for se você for deixar às moscas. É NECESSÁRIO ATUALIZAR com certa frequência, ter conteúdo pro visitante voltar mais vezes, ter estratégia de conversão de leads (leia Converta Leads em Clientes), e, obviamente, ter qualidade nos seus produtos/serviços, porque senão o cliente nunca mais vai voltar e, pior, pode até falar mau da sua marca.

4. Tenha presença em plataformas mobile

Para ter presença online é necessário que a empresa tenha um site responsivo, o que quer dizer que seu site será bem visualizado quando aberto num smartphone ou tablet. Atualmente, grande parte das pesquisas nos mecanismos de busca são realizadas em smartphones, segundo as estatísticas. Um site estático vai afastar potenciais clientes.

Também é importante que, de acordo com o segmento de atuação, seja analisada a relevância de desenvolver um aplicativo para facilitar e melhorar a experiência do usuário. Os mecanismos de buscas também consideram as informações de aplicativos na hora de apresentar ao usuário os resultados das pesquisas feitas por mobile.

Precisa de uma forcinha pra que sua marca tenha relevância em mobiles? Fale conosco!

 

5. Gere tráfego

Em diversos canais online, é possível atingir, com menor custo em comparação com as mídias tradicionais, consumidores diretamente interessados nos produtos e serviços oferecidos e localizados na região de atuação da empresa. Teste o Google Adwords, ou seja, veicule anúncios nas buscas do Google. Com custos relativamente baixos é possível expandir a visibilidade da sua marca e ter mais visitantes no seu site.

A definição da melhor estratégia para gerar tráfego nos canais da empresa na web é fundamental para trazer o maior número possível de consumidores online interessados nos produtos e serviços ofertados. Nesse aspecto, diferentemente do marketing tradicional, onde custa muito caro aparecer para grande volume de pessoas, o marketing digital é mais acessível.

6. Mensure os resultados

Não adianta nada, friso, não adianta mesmo, criar um site, ter sua marca no Facebook, divulgar bem, ter conteúdos e produtos de qualidade, fazer anúncios pagos se você não sabe de onde estão vindo seus clientes, pra onde estão indo, se voltaram ou é a primeira vez que vêem seus produtos e se de fato compraram com você. Para isso, mensure os resultados, da maneira que lhe for mais conveniente. Usando o Google Analytics, por exemplo, dá pra conhecer muito bem seu público, o caminho percorrido e o resultado de suas ações. Mas se não tem tanta familiaridade com essa ferramenta, comece bem simples, pergunte ao seu cliente por qual meio ele viu sua marca. Já é um começo.

7. Conte conosco

A Dracco está de portas abertas pra lhe ouvir e atender às suas necessidades. Criamos sites, ecommerce, blogs, gerenciamos suas mídias sociais, administramos seus emails corporativos (seuemail@suaempresa.com.br), gerenciamos anúncios online no Google Adwords e Yahoo! Bing, otimizamos seu site para mobile, criamos aplicativos Android e IOS. Basta entrar em contato com a gente pelo chat ou formulário de contato.

Teremos a maior satisfação em ajudar a alavancar seu negócio.

Veja mais

Deixe uma resposta