Como converter leads em meus clientes

Um lead é uma pessoa que tem, de alguma forma, interesse nos produtos ou serviços da sua empresa.

Vale ressaltar que existe uma grande diferença entre um visitante e um Lead. Como você está lendo esse artigo naturalmente você é um visitante do site Dracco, o que não necessariamente o classifica como Lead. Para tal classificação você precisa, de alguma forma, se engajar e passar por um funil, que é representado abaixo:

Funil de leads

Imagem: Funil de leads

Pode ser que o número de visitantes no seu site seja bem alto, e com certeza uma porcentagem desses visitantes possuem interesse nos produtos ou serviços da sua empresa. Mas se eles forem apenas visitantes, você não terá nenhuma informação sobre eles, serão apenas números. E sem possuir informações você não conseguirá interagir com esses possíveis clientes potenciais. Informações essas que não precisam ser muita detalhadas, basta um email, numero de telefone ou nome e já começamos a classificar o cliente em lead.

Pedir e-mail é um excelente caminho para começar um relacionamento com a pessoa, mas tem que ficar claro para ela que essa forma de contato será usada, de preferência em favor dela e não exclusivamente da empresa. Quer seja ter em troca mais conteúdo, um ebook, acesso exclusivo a alguma página, desconto especial em determinado produto, etc.

Conquistar mais clientes e aumentar as vendas de produtos e serviços oferecendo exatamente aquilo que seus compradores querem. Esse é o sonho de muitos empresários e, seguindo algumas dicas, pode ser mais fácil do que se imagina.

Seguem então algumas dicas para converter Visitantes em Leads e Leads em Clientes.

Ofereça algo em troca

Uma pessoa não vai te dar o e-mail dela de mão beijada, pelo simples fato de você a solicitar. É natural que você irá dar algo em troca, como já disse, um conteúdo exclusivo, ebook, vídeo, acesso diferenciado ou o que sua empresa for capaz de oferecer. Mas seja razoável e, principalmente, honesto. O que oferecer, cumpra. Seja coerente com a proposta de valor que está oferecendo. Porque senão ao invés de ganhar um lead você estará ganhando uma dor de cabeça muito grande com um problema causado pela sua falta de bom planejamento e execução.

Tenha sempre uma novidade

As pessoas amam novidade. Nos negócios é essencial que as pessoas se sintam motivadas a voltar a “comprar”, seja conteúdo relevante pra ela ou um produto em si.

Muitas vezes, a diferença entre o modelo antigo e o recém-lançado é insignificante, e ainda assim, muitos consumidores trocam um pelo outro apenas por causa do fator novidade. Por isso os modelos de celulares estão ganhando cada vez mais seguidores, porque a continuação de uma família (Samsung S42, iPhone 15 plus, Motorola XTZ, …) instiga as pessoas a trocarem de smartphone, mesmo que não estejam precisando, só o fato do modelo mais recente oferecer um recurso X a mais é o suficiente para alavancar vendas.

Mostre interesse com cliente

Procure estar o mais próximo possível, seja solícito e esteja em prontidão para todas as dúvidas do seu cliente. Seja um consultor de soluções e não se limite apenas como um vendedor.

Conte uma história, cativante

Já ouviu falar de StorytellingStorytelling é uma palavra em inglês, que está relacionada com uma narrativa e significa a capacidade de contar histórias relevantes, onde os recursos audiovisuais são utilizados juntamente com as palavras.

O ser humano estabelece ligações interpessoais através do ato de contar histórias. Antes de começar a preparação para contar uma história, é importante identificar os elementos imprescindíveis da história, o estilo da abordagem e sobre quem vai ser focada a história. Seu público alvo faz toda diferença, pense nele pra contar uma história.

Uma boa história costuma ser interativa, visual, tem um clímax (um ponto de viragem na história), é capaz de despertar emoções, usa diálogo realista, é apelativa aos sentidos, tem um personagem com o qual o público se identifica e tem um conflito facilmente identificado e que é resolvido.

No final das contas, você está vendendo seus produtos e serviços, fortalecendo sua marca e o “cliente” não enxerga isso como algo meramente comercial.

Inspire a curiosidade

Não está tão claro? Continue lendo que vai entender.

Quando há uma lacuna entre o que sabemos e o que queremos saber, nós faremos de tudo para preencher esse vazio. Ou seja, o ser humano é naturalmente curioso e instigar esse gatilho é uma boa estratégia para promover uma marca, produto ou serviço.

 Planeje, teste, melhore

O importante é sempre testar! Analise os resultados que você está obtendo com sua estratégia atual e tente modificar alguns pontos específicos. Por exemplo, caso você possua muitos materiais para baixar, identifique o objetivo de cada página ou post e coloque o material que mais tem a ver com o conteúdo.

Conte com ajuda de especialistas

As vezes é simples você fazer melhor com o que tem, as vezes não. Se precisar de ajuda estamos aqui para facilitar seu caminho, direcionar sua trajetória e oferecer boas opções para melhorar seus resultados.

Imagine ter uma ajuda profissional de como conseguir alcançar seus objetivos de vendas através do seu site esse ano. Entre em contato agora mesmo e vamos encontrar a solução ideal pro seu negócio.

 

Direitos de imagem: Projetado pelo Freepik

Veja mais

Deixe uma resposta