Aprenda tudo sobre hospedar seu site

hospedagemA famosa nuvem. Hospedagem é o serviço de armazenamento de um site e disponibilização na internet, ou seja, o serviço de hospedagem possibilitará que seu website seja visualizado 24h por dia em todo o mundo.

Quando você faz um site e quer que outras pessoas possam vê-lo terá que publicar o seu site, através de um serviço de hospedagem de sites, mas não pode se esquecer que vai precisar de um domínio também.

Os planos de hospedagem permitirão ainda que você utilize e-mails personalizados com seu nome e domínio (seu-nome@seu-dominio.com.br). Outros serviços podem ainda estar associados com seu plano de hospedagem, como: banco de dados, estatísticas de acesso, construtor de sites, entre diversos outros.

Hospedar um site na Internet e ter o seu próprio domínio “.com.br” na web é o sonho de muitos empreendedores e pequenas empresas que ainda não têm presença online, mas temerosos de que o processo de registro e hospedagem não seja confuso ou muito caro ficam à margem dessa oportunidade. Esse não é o caso: por menos de R$ 50 por mês, é possível registrar e hospedar seu próprio site na Internet e usá-lo durante 12 meses.

Todos sabemos como é importante estar presente na internet. Mas, como começar? O assunto parece complicado, mas na verdade não é tão difícil assim. Neste artigo explicarei os principais passos sobre como hospedar um site e garantir assim uma boa presença na web.

Passos pra hospedar seu site

O primeiro passo é ter um endereço personalizado para o seu site, que chamamos de domínio. É através deste endereço que as pessoas encontrarão o seu site (www.seu-dominio.com.br). Se você já tiver um domínio, pode pular esta etapa. Caso contrário, você precisará registrar um domínio. Há várias terminações disponíveis, como .com, .com.br, .org, que você poderá escolher para o seu site. Aqui no Brasil, a opção mais utilizada é a .com.br, que representa quase 92% dos domínios nacionais.

Depois do domínio então partimos para hospedar de fato o website. Temos soluções para todos os tipos de pessoas e empresas, desde pequenos empreendedores a empresas consolidadas que precisam de consultoria especializada em migração de hospedagem.

Hospedagem gratuita ou paga?

Apesar de atraentes, é importante entender que as soluções gratuitas possuem restrições para quem deseja criar um site. No serviço de hospedagem grátis é comum haver restrições de recursos, como espaço em disco e banda. Além disso, o suporte é limitado e a qualidade da hospedagem dificilmente se iguala à uma hospedagem paga. Além disso tudo é você quem tem que configurar tudo que for necessário para seu site estar disponível, e haja termos técnicos pra se conhecer.

Estabilidade, ausência de anúncios pulando em toda a tela o tempo todo, espaço de armazenamento e extras (como e-mail, segurança aprimorada, backup regular, …) são diferenciais para as hospedagens contratadas.

Tem dúvidas e quer mais detalhes sobre o que podemos lhe oferecer? Entre em contato, é simples e rápido.

Recursos importantes na hora da escolha

Espaço em disco É o espaço disponibilizado pela empresa para armazenagem dos arquivos do seu site e emails. Em média um site simples possui de 1mb a 5mb de tamanho.
Contas de email É a quantidade de contas de emails (seu-nome@seu-dominio.com.br) que podem ser criados por domínio.
Tráfego mensal É a quantidade de dados que podem ser consumidos em sua hospedagem (emails enviados e recebidos, páginas acessadas, downlodas, etc) por mês.
Quantidade de domínios É a quantidade de domínios que você pode adicionar à hospedagem. Existem planos com domínios ilimitados, ou seja, basta uma hospedagem para armazenamento de diversos sites.
Banco de dados É o tipo de banco de dados utilizado pela hospedagem. Os mais comuns para web são MySQL, Access, PostgreSQL, SQL Server e Firebird.
Linguagem de programação São os tipos de linguagem de programação que podem ser armazenados no servidor. As mais comuns para web são PHP, ASP, plataforma ASP.NET, Perl, JSP, Ruby/Ruby on Rails, Python. Através destas linguagens o conteúdo do site pode ser armazenado em um banco de dados.
Gerenciamento O gerenciamento do serviço tipicamente ocorre através de um painel de controle, onde podem ser criados e-mails, alterar senhas e todas as tarefas administrativas necessárias. Existem vários tipos de painéis de controle, sendo os mais comuns o cPanel, o Plesk e o HELM.

Agora é só criar um site e começar a aparecer na web. Conte conosco pra lhe ajudar.

Veja mais

Deixe uma resposta