Aprenda as melhores formas de ganhar dinheiro com o Facebook

como-ganhar-dinheiro-no-facebookA principal dica é: Use o Facebook com um único objetivo… conversão!

O que isso significa? Como fazer? Vamos aos detalhes.

O sucesso da maioria dos canais de marketing digital pode ser medido através da matemática. Pergunte a um bom profissional de ecommerce ou de search marketing, como eles desenvolvem campanhas de sucesso, e eles apresentarão as taxas de conversão. As taxas de conversão são o percentual de uma audiência total que leva a uma medida monetária.

Se você tem 1000 visitas em seu website, e 200 desses visitantes preencheram um formulário, e, na verdade, 20 deles compraram o produto em questão, você tem uma taxa de ação de 20% (200 dos 1000 preencheram o formulário e realizaram uma ação) e uma taxa de conversão de 2% (na realidade, 20 dos 1000 “se converteram” e tornaram-se clientes).

taxa de conversao

Quando se trata de uma mídia social, tal qual o Facebook, CONVERSÃO significa a taxa de pessoas que passam a acompanhar sua página em relação ao público total que vê suas postagens. Lá na frente isso irá gerar dinheiro se bem trabalhado.

Engajamento é muito importante

Engajamento diz respeito à participação dos leitores com suas postagens. Não adianta tanto ter milhares de fans se poucos interagem com os posts. É preciso ter curtidas e compartilhamentos em grande quantidade e regularidade.

Existem 3 formas de origem gerar engajamento no Facebook:

  • Orgânico – quando as pessoas visualizam um post naturalmente.
  • Viral – o post aparece para os amigos das pessoas que curtiram, comentaram ou compartilharam.
  • Pago – a publicação tem um certo alcance dependendo do quanto for investido em publicidade.

Qual destas é a melhor maneira de criar engajamento? Viral, pois quando publica conteúdo relevante e que interessa para as pessoas que curtiram a página então o post é republicado de forma natural, tendo assim maior alcance. Ou seja, mais pessoas que não curtiram a página irão visualizar, curtir e passar a acompanhar as postagens.

Poste conteúdo de qualidade

Faça postagens excelentes. A base de qualquer plano de sucesso para ganhar dinheiro com mídias sociais é o bom conteúdo — e em boa quantidade (sem exageros). No Facebook, isso significa um considerável fluxo de links, imagens e atualizações interessantes todos os dias, ou seja, mais fans.

10 dicas para produção de conteúdo excelente

  1. Anote as ideias: As ideias vão e vem a todo momento. Para não deixar escapar sua ideia brilhante, anote sempre qualquer coisa que lhe venha a cabeça.
  2. Posicione-se: Não fique em cima do muro, querendo agradar ou não desagradar o “lado A” e o “lado B”. Escolha o seu “lado” e tenha sua opinião definida, firme e embasada. Não precisa ser radical.
  3. Crie seu próprio método: Defina um método que você consiga produzir mais e melhor. Não precisa seguir padrões estabelecidos, estabeleça sua maneira mais fácil, criativa.
  4. Evite tentar responder a todos os por quês: Buscar todas as informações pertinentes, analisar todos os ângulos do contexto, ter respostas para todas as perguntas, pode até ser interessante, mas pode prejudicar a produção efetiva.
  5. Seja antenado: Leia revistas, jornais, blogs, sites a respeito do assunto que deseja abordar. Mesmo que já domine o tema, busque sempre informações atualizadas.
  6. Não copie: Reescreva, reformule, mude, mas não copie. Você pode utilizar textos como base para criar a sua versão, mas jamais publique o texto dos outros sem dar o devido crédito.
  7. Tenha periodicidade: Na internet o tempo não corre, ele voa. Portanto, o ritmo de produção tem que ser condizente com o meio utilizado.
  8. Consulte as pessoas: Discuta, peça a opinião a respeito do tema que deseja escrever. Absorva as críticas construtivas.
  9. Interaja com as redes sociais: Mantenha-se conectado com seus leitores. Você pode extrair boas ideias e informações dessa interatividade.
  10. ESCREVA: Pode soar aparentemente redundante, mas é a única maneira de se começar a produzir algum conteúdo. Não esqueça, o aperfeiçoamento só vem do treinamento constante.

Siga esses passos para começar a ganhar dinheiro com o Facebook

1º – Crie uma Fanpage

Ter uma página de fãs (fanpage) é fundamental para gerar engajamento com seu público-alvo, pois ao invés de sair espalhando sua propaganda em todo lugar, na página de fãs estão aqueles que desejam receber suas informações e clicaram em “Like/Gosto/Curtir” autorizando.
Uma vez que o engajamento é feito através de publicações diárias com conteúdo que seu público goste, então é possível monetizar sua audiência com anúncios que podem ser desde um texto seguido de link (gratuito) até um post patrocinado utilizando o Facebook Ads (pago), essa é a forma mais simples de ganhar dinheiro com uma página.

 2º – Crie uma marca

 As pessoas só compram algo de quem elas conhecem e confiam.
O importante é criar uma marca pessoal e fazer com que as pessoas o vejam como especialista, para isso concentre suas informações em um lugar (Fanpage, Blog, E-book, etc) e faça com que as pessoas encontrem essas informações. Elas que irão julgá-lo com especialista e não você mesmo.

 

 

3º – Crie listas de amigos personalizadas

Seguindo o passo anterior é importante não misturar suas mensagens pessoais (aquelas que seus amigos gostariam de ver) com aquelas profissionais (que seus amigos provavelmente não estão interessados).

 

4º – Trabalhe com anúncios pagos (Facebook Ads)

A plataforma de anúncios do Facebook é excelente quando bem utilizada, porque com ela é possível criar diferentes tipos de publicidade e entregar diretamente para um público específico onde podemos segmentar um anúncios utilizando diversos itens como região geográfica, idade e interesses.

Criar um anúncio no Facebook não é caro, você pode escolher entre Custo Por Clique (CPC) ou Custo Por Mil Visualizações (CPM) onde o valor pode ser até R$0,01. Claro, isso depende de vários fatores como os interesses que escolheu.

5º – Use a busca social para encontrar seu público-alvo

Poucos sabem, mas a Busca Social do Facebook está disponível há bastante tempo, ela é a ferramental ideal para achar pessoas realmente interessadas no que você tem oferecer. O ponto negativo é que só está disponível em inglês.

Por exemplo, buscas como:

– People Who Like “Página X”: Irá retornar pessoa que curtiram determinada página e que está no seu nicho de mercado.

– Pages liked by people who like “Página X”: Irá aparecer as as páginas que as pessoa curtiram além da “Página X”. Bom para consultar a concorrência.

– Pages liked by friends of people who like “Página X”: Essa é bem legal, retorna as páginas que os amigos das pessoas que curtiram a “Página X” também curtem.

Como pode ver é possível conhecer páginas concorrentes e ainda utilizar o nome da página como interesse na hora de criar um anúncio segmentado no Facebook. Há outras formas de buscas que são sugeridas pela própria ferramenta.

6º – Crie uma página de vendas no Facebook

O Facebook não quer que as pessoas saiam da rede social, por isso, na hora de criar um anúncio evite direcionar o link para fora. Ao invés disso, use uma Fanpage como link de saída.

Nesse caso é importante ter uma página de vendas utilizando uma Fangate para fazer as pessoas primeiro curtirem a página para poder habilitar o conteúdo. Em seguida, é apresentado uma página que descreva sua oportunidade de negócio ou, como eu prefiro, um formulário para que a pessoa digite o e-mail e só depois receba informações sobre determinado assunto.

7º – Publique conteúdo, anuncie, venda

Junte tudo isso que aprendeu e faça, tenha persistência sem ser insistente, entenda o seu público-alvo e trabalhe pensando nas necessidades deles, já com a visão de como ganhar dinheiro com isso.

Precisa de ajuda pra fazer tudo isso? Entre em contato e conte com a gente.

Veja mais

Deixe uma resposta